Breadcrumb
- Home >
Nós, mais de 1.800 lideranças, representantes de povos e organizações indígenas presentes, nos reunimos no IX Acampamento Terra Livre, por ocasião da Cúpula dos Povos, encontro paralelo de organizações e movimentos sociais, face à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
Dia 19/06 aconteceu a primeira Assembleia dos Povos, onde foram apresentadas as sínteses das cinco plenárias de convergência realizadas nos dias 17 e 18 de junho.
Ontem à tarde aconteceu a 1ª Assembleia no território da Cúpula dos Povos. O objetivo do encontro foi o de compilar todas as causas estruturais da crise mundial e apontar as falsas soluções sugeridas pelo governo e pelas corporações. A síntese do que foi discutido durante as plenárias que aconteceram no domingo e na segunda-feira vai servir para guiar o documento final da Cúpula.
Em anexo em formato PDF a versão final do texto aprovado hoje (19 de junho 12:30) em inglês -- "The Future We Want".
Em anexo o texto completo, de 49 páginas, proposto pelo governo brasileiro nesta madrugada (19 de junho) e distribuido para discussão como o documento final da Rio+20, em reunião que deve ocorrer nesta manhã.
Vivemos um confronto de duas visões de mundo: a primeira, que predominou desde o século XVI, é a da conquista – de terras, de povos, de poder. Esse modelo trouxe grandes benefícios, mas simultaneamente criou armas de morte e um desarranjo na natureza, cujo maior expoente são as mudanças climáticas, que podem inviabilizar nossa vida na Terra.
Compreender que o trabalho que as mulheres realizam é algo central na vida em sociedade e não apenas “ajuda”, “apoio” ou algo “complementar” é fundamental na construção de uma alternativa ao modelo de desenvolvimento capitalista, patriarcal e racista, expresso hoje na chamada economia verde.
A Brahma Kumaris World Spiritual University (BKWSU) está presente na Rio + 20 atuando em diversas frentes – tanto na reunião oficial dos governos, no Riocentro, quanto na Cúpula dos Povos.
Será aberto hoje o espaço Gaia Home - um centro de convergência para a integração de redes comunitárias, ecovilas e grupos de transição nas cidades.
Copyright © 2022. All rights reserved