A Brahma Kumaris World Spiritual University (BKWSU) está presente na Rio + 20 atuando em diversas BKfrentes – tanto na reunião oficial dos governos, no Riocentro, quanto na Cúpula dos Povos. Nos encontros, oficinas e vivências organizados pela BK nesta Cúpula das Nações Unidas serão compartilhadas as experiências da organização em seus programas de energia solar, agricultura yogue e de construção da capacidade sustentável através do fortalecimento de indivíduos e comunidades para agir com cuidado e respeito pela Terra.

 

Uma das experiências a ser compartilhada é o projeto “India One” - uma usina termo solar de 1 MW, em Abu Road, Rajastão. Este projeto ambicioso utiliza 770 discos parabólicos de última geração de 60 m2 cada, desenvolvidos para um estoque térmico com operação contínua. O empreendedor alemão Joachim Golo Pilz, à frente do projeto e cujo trabalho fez da BKWSU um dos maiores usuários de energia renovável na Índia estará no Rio para falar sobre o India One e o potencial do uso de energia solar como alternativa sustentável para organizações, comunidades e indivíduos.

 

A coordenadora da Brahma Kumaris nos países da Europa e Oriente Médio e representante da Brahma Kumaris nas Nações Unidas em Genebra, Sister Jayanti Kirpalani, fará palestra no Rio no dia 20 de junho, no Teatro Baden Powell, em Copacabana. Sister Jayanti falará sobre o tema “O futuro que queremos – alinhando consciência e ações” e vem compartilhar a essência do trabalho da Brahma Kumaris: o entendimento sobre a conexão entre consciência, atitude, visão, ação e o mundo. Todas as mudanças reais – grandes mudanças no mundo e pequenas mudanças em nível individual – ocorrem como uma sequência de mudanças sutis, começando com uma mudança de consciência.

 

O grupo de jovens da BK realizará as oficinas-diálogo Avatar, as oficinas vivenciais Matrix e as oficinas de ideias EcoShanti, além de várias atividades culturais. Todas estas atividades convergem para o fundamento do trabalho da BK na área ambiental e do desenvolvimento sustentável, que se desenvolve a partir de um contexto espiritual, destacando-se a dimensão interna das decisões que confrontam os Estados-Membros da ONU. A premissa da Brahma Kumaris é:

 

O que o mundo necessita neste momento é de uma profunda mudança na consciência – uma mudança no padrão de pensar que está produzindo nossa atual crise ambiental. Expandir o diálogo sobre desenvolvimento sustentável para se incluir a dimensão interna espiritual transformará a qualidade do diálogo e levará a uma possível agenda prática, entre os participantes.

 

A Brahma Kumaris é uma organização não-governamental (ONG) internacional, com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC). É também afiliada ao Departamento de Informações Públicas da ONU (DPI) e uma organização autorizada para observância da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Confira a programação dos próximos dias:

18 de junho - segunda

RIO +20 - RIO CENTRO

9h30-11h – T-4 (capacidade 216 pessoas, necessário registro nas Nações Unidas)
Painel: Alinhando consciência e ação para o futuro que desejamos.
Apresentação: Jayanti Kirpalani (Brahma Kumaris), Joachim Golo Pilz (Empreendedor solar - World Renewal Spiritual Trust), Beatriz Schulthess, (Indigenous Peoples Ancestral Spiritual Council), Grove Harris, (Temple of Understanding) Sierra Flanigan, (Eco-Motion – URI), Sraddhalu Ranade (Sri Aurobindo Ashram).

 

ATERRO DO FLAMENGO - Cúpula dos Povos
9h15-10h45 – Workshop: Avatar - uma experiência e Matrix - vivência (Tenda Jovem)
Organização: Brahma Kumaris Jovem.

 

11h-12h30 - Workshop: Ecoshanti e Juventude Judaica
Organização: Brahma Kumaris Jovem com a colaboração da Comunidade Judaica Jovem.

 

Manhã - Tenda Inter-Redes
Painel: A educação que nós queremos para o século XXI com justiça social e ambiental.
Convidados: Moema Viezzer (Planetary Network of the Environmental Education Treaty), Celita Eccher (educationwgrio+20), Valeriane Bernard, (Brahma Kumaris) e outros.

 

16h30-18h30 - Painel Autoestima dos Afrodescendentes, consolidação de seu direito (Tenda 27).
Organização: Brahma Kumaris

 

SESC (CENTRO DE COMÉRCIO)
17h – Energia renovável
Apresentação: Joachim Golo Pilz (Brahma Kumaris)
Organizado em parceria com o Senado.

 

 

19 de junho - terça

ATERRO DO FLAMENGO - Cúpula dos povos
8h–9h – Atividade diária
Meditação matinal com Sister Jayanti, Brahma Kumaris

 

11h -12h30 – Painel: Construindo a capacitação: Alinhando consciência para o futuro que desejamos (Tenda Jovem)
Organizadores: Religiões por Direitos e Brahma Kumaris.
Participação BK: Sister Jayanti e Joachim Golo Pilz.

 

PROPRIEDADE CAVALCANTE - SÍTIO DAS PEDRAS
10h–18h – Dia para reflexão, orações, meditação e discussão: Acessar nossos recursos interiores para a transformação da economia global. Líderes internacionais, espirituais, religiosos e da sociedade civil se reúnem.
Organizador: Global Peace Initiative of Women. Sister Jayanti conduzirá uma reflexão - Co-criação de um novo paradigma econômico.

 

20 de junho - quarta

 

PROPRIEDADE CAVALCANTE - SÍTIO DAS PEDRAS
6h30-12h – Vigília de orações do solstício de verão
Dia 20 de junho é o solstício de verão e também o Dia da Mobilização climática no Rio. A rede global da Brahma Kumaris vai oferecer um dia de vigília para orações, reflexões e meditação para a cura da Mãe Terra e a preservação doe seus direitos e dignidade, juntamente com a de toda a humanindade e a da vida.

 

SALA BADEN POWELL (Av. N. S. Copacabana, 360 - perto do Copacabana Palace e do metrô Cardeal Arco Verde)
20h – Evento público: O futuro que queremos – Alinhando consicsciência e ação.
Sister Jayanti Kirpalani, principal representante da da Brahma Kumairs nas Nações Unidas em Genebra (Suíça) e líder da delegação da BK na Rio +20, reforçará o quanto uma nova consciência pode facilitar as ações para promover mudanças. Não é necessário se registrar, evento gratuito.