60 metros quadrados de colaboração. Durante a Cúpula dos Povos, os jardins do Aterro do Flamengo abrigarão o Laboratório de Comunicação Compartilhada, um espaço livre onde qualquer interessado poderá entrar e utilizar o telecentro ou as ilhas de edição disponíveis para produziraudiencia e editar conteúdos sobre a Cúpula – e postá-los na Rede dos Povos, nossa plataforma colaborativa.

Mas não só. O Laboratório também será o único lugar da Cúpula onde se poderá assistir, aprender, discutir e compartilhar experiências e conhecimentos sobre os mais variados assuntos relacionados à comunicação e às mídias livres. Na programação de atividades do Laboratório, há de tudo: uma jornalista conta sua experiência num campo de refugiadas palestinas; uma feira de sementes propõe o debate sobre a relação entre tecnologias livres e a agricultura; uma orquestra de plantas aborda o tema de hardware livre (porque a liberdade não é só para softwares); oficinas ensinam a usar as três principais ferramentas livres para a criação de websites – WordPress, Drupal e Joomla – e mais. Há meio ambiente e direitos humanos, oficinas práticas e debates teóricos.

Como o Laboratório é aberto, não é necessário inscrever-se para participar das atividades ou entrar no espaço. A equipe do Laboratório estará de prontidão para responder a quaisquer dúvidas sobre funcionamento, computadores e programação das atividades. Sugerimos aos interessados que façam reserva dos computadores que precisarão usar com no mínimo duas horas de antecedência.

De 15 a 22 de junho, as atividades do Laboratório terminarão com festa. Às 18h, fechando o dia, a Caravana Carbono Neutro convida os curiosos a subir em seu ônibus para participar da Liturgia Sustentável Difusa, uma festa móvel que levará seus integrantes a pontos verdes do Rio ao som e visual de muita música e filmes da Amazônia. Além de conhecer a cultura amazonense, os participantes das festas da Caravana ganharão sementes de açaí para plantar e compensar o carbono emitido pelo ônibus.

As 21 atividades que compõem a programação do Laboratório dividirão o espaço com quem quiser usar os computadores ou se aconchegar nas almofadas do local para produzir seus próprios conteúdos digitais sobre a Cúpula. Mas fique atento. A programação do Laboratório de Comunicação Compartilhada está sujeita a alterações. Confira sempre aqui a última versão ou através do calendário disponível no Google Agenda.

Fonte: Cúpula dos Povos