Dezenas de organizações da sociedade civil do mundo inteiro se reunirão hoje (19), das 11h30 às 13h30, na Tenda 22 da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, para lançar uma campanha global para enfrentar o poder das corporações. Mais de 100 grupos de movimentos camponeses, trabalhadores, de mulheres, da justiça ambiental e de base religiosa, de vários países, integram a iniciativa, que denuncia a agenda corporativa da Rio+20 para a mercantilização da natureza. Entre os principais objetivos da campanha está o desenvolvimento de mecanismos e regulamentos obrigatórios a serem aplicados às empresas, e a construção de uma instância internacional para julgar crimes ecológicos e econômicos, e impor sanções às corporações.

Segundo Nnimmo Bassey, presidente da Amigos da Terra Internacional, "esse tipo de campanha global é essencial para a luta atual contra as empresas transnacionais (ETNs), que operam globalmente, passando de um país para outro, utilizando as mesmas estratégias para gerar lucro a qualquer custo". A campanha procura unir centenas de lutas, campanhas, redes, movimentos e organizações que combatem as diferentes formas com que essas companhias geram impactos negativos sobre os direitos humanos e da natureza, no mundo. Seu principal foco é o estabelecimento de mecanismos de solidariedade e ação global entre a sociedade civil e os movimentos sociais para interromper as violações cometidas pelas corporações e para defender os direitos dos povos, comunidades e da natureza.


Mais informações:

Richard Girard, Polaris Institute – (21) 7932 0512 richard@polarisinstitute.org
Tom Kucharz, Ecologistas en Acción – (21) 8718 9847 –
agroecologia@ecologistasenaccion.org
Mary Lou Malig, La Via Campesina – (21) 6951 0361,
marylouisemalig@gmail.com
Karen Lang, Transnational Institute – (21) 8159 5373
karen.lang.brazil@gmail.com
http://www.facebook.com/stopcorporateimpunity

 

Ato contra a Vale

 

Para protestar contra as práticas globais da Vale, maior empresa de mineração e energia do Brasil e uma das transnacionais no alvo da campanha, está programada manifestação em frente ao Palácio Gustavo Capanema (na Rua da Imprensa, no Centro), com integrantes de todas as redes do movimento social reunido na Cúpula dos Povos. A ideia é que, após o encerramento do primeiro dia de Assembleias Gerais, previsto para as 18h, os participantes dos debates sigam do Aterro até o Centro, onde devem ser projetados vídeos denunciando as condições predatórias de atuação da companhia.