onibusO Ônibus Hacker estará na Rio+20 para duas Invasões. A primeira acontece do dia 16 ao dia 18, no Nova Brasília, um dos 12 morros que formam o Complexo do Alemão.  A segunda acontece nos dias 19 e 20, no Aterro do Flamengo – Cúpula dos Povos. As oficinas e intervenções serão elaboradas a partir de problemas críticos que o mundo enfrenta, em sete eixos: Trabalho, Energia, Cidade, Comida, Oceanos, Água e Desastres Naturais.

O Ônibus Hacker é um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações políticas. Por política, entendemos toda apropriação tecnológica, toda gambiarra, todo questionamento e exercício de direitos. Por ação, entedemos a prática, o faça você mesmo uma antena de rádio, um projeto de lei, uma escola.

Nessa lógica, o download de um torrent é uma ação política tão potente quanto a construção de aplicativos a partir de dados abertos. E encontros com estes, num busão, contam com o aditivo do caminho entre uma cidade e outra, quando ideias diversas se conectam e um orçamento público pode se tornar um lambe lambe ou um graffiti nos muros.

O projeto começou em junho de 2011, quando a Transparência Hacker o lançou no Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo. Em dois meses, 500 pessoas doaram 60 mil reais para a compra do ônibus, que começou a rodar pra valer em 2012. Desde então, 8 invasões hacker foram realizadas por mais de 100 pessoas de redes e áreas diversas para um público que chega a 3 mil pessoas.

Para saber mais: http://onibushacker.org/proximas-invasoes/